0800- 7719701


Vereadores debatem os impactos do projeto que cede área para EMTU construir estação de embarque e desembarque




O Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso de área pública à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) para a implantação de uma estação de embarque e desembarque provocou longo debate na Câmara Municipal de Americana, durante a sessão de hoje (10). Representantes da Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv) fizeram uma apresentação detalhada do projeto, a pedido do vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), que, na última sessão (3), pediu o adiamento da propositura argumentando que vários pontos ainda precisavam ser esclarecidos.

Os vereadores fizeram vários questionamentos sobre o impacto que essas mudanças causariam no município. As várias preocupações dos parlamentares incluíam tanto o aspecto comercial quanto os transtornos que a mudança de estação poderia causar aos usuários em dias chuvosos. Além disso, as alterações dos itinerários e a estrutura da Rodoviária foram outros aspectos levantados pelos vereadores.

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) propôs que a discussão do projeto também fosse levada à Associação Comercial de Americana (Acia), em razão dos impactos comerciais que as mudanças poderão gerar para a região central do município. O vereador Jonas Santarosa (PT) sugeriu que as discussões fossem ampliadas, pois com a grande quantidade de questionamentos, ainda não seria o momento de votar a matéria.

O engenheiro Edson da Silva Pereira Barreto e o diretor da Unidade de Sistema Viário, José Arnaldo Duarte, funcionários da Setransv, destacaram a necessidade do terminal urbano ser destinado apenas para ônibus urbanos. O ponto final dos ônibus metropolitanos seria transferido para uma área próxima, no Mercado Municipal.

Barreto explicou que existem 22 linhas de ônibus metropolitanos em operação e que a proposta é que seis dessas linhas façam ponto final numa estação de embarque e desembarque que seria construída no Mercado. As outras 14, de acordo com o engenheiro, deverão seguir para a Rodoviária Municipal, sendo que nenhum itinerário passaria pelo Terminal Urbano.

“Nossa principal preocupação é desocupar o Terminal Urbano das linhas metropolitanas”, esclareceu Barreto. Barreto apresentou para os vereadores os mapas da cidade com o trajeto atual dessas linhas metropolitanas de ônibus e também o trajeto proposto pela Setransv.


Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi utilizada, durante a sessão de hoje (10), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde. O espaço foi usado para homenagear os profissionais que trabalham nessa área.

O presidente do Sindicato, Pedro Alberto, destacou que no dia 12 de maio é comemorado o Dia Estadual dos funcionários da Saúde, ressaltando toda a importância que essa classe ocupa na sociedade.

Todos os vereadores se manifestaram para parabenizar os trabalhadores homenageados, inclusive relatando episódios em que esses profissionais foram fundamentais em suas vidas.


Publicado em: 10 de maio de 2007

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro