0800- 7719701


Vereadores discutem legislação para uso de sacolas plásticas no município



 

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (4) uma reunião para discussão do projeto de lei que regula a distribuição de sacolas plásticas para acondicionamento de mercadores por estabelecimentos comerciais.

 

Participaram da reunião os vereadores Celso Zoppi (PT), presidente da comissão, Dr. Otto Kinsui (PMDB), membro, os vereadores Odair Dias (PV) e Valdecir Duzzi (PSDB), o autor da propositura, vereador suplente Pedro Salvador (PT), o representante do Procon Americana, Lucas Carratu, o diretor da Associação Paulista dos Supermercados, Mauricio Cavicchiolli, o diretor do departamento de sustentabilidade da ACIA, Thiago Pietrobon, e o diretor do departamento de comissão legislativa da ACIA, José Almir Curciol.

 

Durante a reunião, foi discutido o fornecimento de sacolas coloridas para que possam servir para separação e descarte de lixo reciclável, como sacolas marrons para lixo orgânico, sacolas azuis para papel ou papelão, sacolas vermelhas para plásticos e sacolas verdes para vidros. “Essa ideia é importante, pois ajuda na educação e a questão das cores, além de ser universal, serve como instrumento de incentivo para a reciclagem”, apontou Salvador.

 

Odair ressaltou a importância de campanha de conscientização e a necessidade de medidas imediatas. “As crianças já estão se conscientizando. É um trabalho que vem sendo realizado nas escolas diferente dos adultos, por esse motivo acho contundente uma medida mais firme”, ressaltou. O parlamentar aproveitou a reunião para propor ao autor duas alternativas para o projeto: não distribuir as sacolas plásticas ou distribuir com um custo simbólico e de melhor qualidade.

 

Zoppi informou que a comissão se reunirá novamente para discutir o projeto com representantes das secretarias de Meio Ambiente e Obras e das cooperativas da cidade. “Faz pouco tempo que a comissão de finanças e orçamento começou a adotar essa prática de realizar reuniões e chamar pessoas de vários setores para aprofundar nos estudos, ajudando assim na elaboração do parecer”, afirmou o presidente da comissão.

 

 

 


Publicado em: 04 de fevereiro de 2015

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro