0800- 7719701


Vereadores participam da abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



 

Os vereadores Marcos Caetano (PL), Professora Juliana (PT) e Silvio Dourado (PL) participaram na segunda-feira (5) da abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no auditório do Centro Universitário Salesiano – Unisal Americana.

 

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito de Americana Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi, e os secretários municipais de Educação, Vinícius Ghizini, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

 

Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a 10ª Conferência tem como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

 

A conferência está estruturada em cinco eixos temáticos para orientar os debates: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

 

“Nesta conferência foi possível obter dados relativos às principais demandas e conhecer melhor a real situação do trabalho realizado no nosso município, no qual foram tratados assuntos importantes, como a situação dos direitos humanos das crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19, violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, observou Marcos Caetano.

 

“As conferências são ferramentas para democratizar a gestão pública a partir da discussão coletiva, envolvendo diferentes segmentos da sociedade civil, usuários e trabalhadores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. As deliberações da etapa municipal da conferência têm que orientar as políticas públicas e, portanto, o orçamento municipal deve ser pensado de modo que essas deliberações sejam visíveis no manejo dos recursos públicos. Nosso mandato seguirá acompanhando esses desdobramentos para que de fato essas instâncias de participação sejam eficientes no sentido de produzir impacto na definição das prioridades da administração municipal”, comentou a vereadora Professora Juliana.

 

“Uma das bases do meu trabalho é a valorização da família e o fortalecimento de vínculos. Quando temos ações que refletem nos direitos das crianças e adolescentes, com atividades atuais como a questão que envolve a pandemia, é ir ao encontro desta valorização. Os direitos precisam ser assegurados e fortalecidos em todas as fases da vida, desde a concepção até o fim natural”, comentou Silvio Dourado.

 

* Com informações e foto da unidade de Imprensa da prefeitura de Americana

 


Publicado em: 06 de dezembro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro