0800- 7719701


Vereadores participam da abertura do Ideathon - Desafio de Inovação no Setor Têxtil



 

Os vereadores Gualter Amado (Republicanos) e Silvio Dourado (PL) participaram nesta terça-feira (6) na ETEC Polivalente de Americana da abertura oficial do Ideathon (Desafio de Inovação no setor têxtil). Participaram do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, a diretora da ETEC Polivalente de Americana, Mari Damiani e o consultor técnico do Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis), Adão Souza, além dos estudantes participantes do desafio.

 

O evento, planejado no Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana, contou com cerca de duzentos e cinquenta estudantes com o objetivo de trazer soluções para temas do setor têxtil, como criação de estratégias ou condições pelas empresas para valorizar, motivar e reter talentos e diminuir a rotatividade; gerar soluções criativas e inovadoras para resolver a escassez de mão de obra produtiva; e transformar a indústria têxtil em um modelo de sustentabilidade. Os tópicos foram expostos pelo Sinditec, coorganizador do evento. A melhor solução apresentada será premiada ao final do Desafio.

 

Durante a abertura, o vereador Silvio Dourado, autor do decreto legislativo que criou o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana, falou sobre a importância da realização do Ideathon. “Esse projeto surgiu durante a reunião do Fórum e o intuito é, através das ideias dos alunos, construir o bem comum. Acredito que esse processo de construção surge através da integração da comunidade como um todo, então quando há essa aproximação da escola com a inovação e tecnologia, bons resultados virão”, disse.

 

Gualter destacou importância de investimento em tecnologia para o setor têxtil. “O setor têxtil sempre foi a menina dos olhos de Americana e esse desenvolvimento com o tempo foi deixado de lado. O investimento em políticas públicas é muito importante para o crescimento do setor e esse debate vem de encontro a esse assunto”, comentou

 

“Com o passar dos anos o setor têxtil ficou um pouco escondido, mas nunca deixou de ter sua importância e estamos querendo trazer de volta e mostrar para essa juventude que o setor existe e é pujante, tentando estimular os alunos a realizarem uma visita e até quem sabe trabalhar no setor”, falou Adão Souza, consultor técnico do Sinditec.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, falou sobre a importância de iniciativas que falam de inovação no setor têxtil. “O Ideathon faz parte da formação do ecossistema de inovação na cidade e sem eventos assim é muito difícil desenvolver esse tema voltado a esse tema”, disse.

 

 

(19) 3472-9745 / 9748 / 9757 / 9758


Outras Notícias

Fique por dentro