0800- 7719701


Vereadores visitam aterro sanitário e questionam empresa sobre implantação da usina de resíduos sólidos



Os vereadores Fernando da Farmacia (PTB), Gualter Amado (Republicanos), Marcos Caetano (PL) e Silvio Dourado (PL) visitaram na segunda-feira (20) a Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos de Americana (UTGR) e se reuniram com o superintendente comercial da unidade, Randerson Faria. O objetivo foi questionar a construção da usina de tratamento de resíduos sólidos no local.

 

Segundo os parlamentares, o assunto é pertinente e essencial para ser discutido no âmbito da Câmara Municipal e, por isso, foi necessário mais uma vez a visita à UTGR para saber se a empresa está disposta a aceitar a proposta.

 

Os vereadores questionaram sobre outros tipos de descartes, constatados em meio à visita. Segundo o superintendente, todos os veículos que adentram ao local são documentados, registrados e a unidade trabalha dentro da legalidade no município desde o início de sua instalação em Americana, em 2019. Os vereadores avaliaram a visita e comentaram sobre a implantação da usina resíduos.

 

“Nós, vereadores, estamos tratando desse assunto com muita seriedade e responsabilidade. Essa visita foi importante para entendermos melhor vários pontos que envolvem a destinação final dos resíduos sólidos, a estrutura e a capacidade da unidade de tratamento e o andamento do pedido para construção da usina”, enfatizou Fernando da Farmácia.

 

“Fui convidado para essa visita junto com os demais vereadores para tentarmos saber junto aos representantes da empresa os avanços no sentido da construção de uma usina. Fomos informados que existe um pedido junto à Cetesb para a contratação do CDR, mas nada efetivado. O que me chamou muito a atenção durante a visita foi a grande dimensão visual de lixo enterrado que já existe, sendo equivalente a apenas 6% da capacidade total do aterro, conforme informado pelos técnicos da empresa”, destacou Gualter.

 

“Na visita, questionei sobre o andamento da instalação da usina, se os responsáveis da unidade estão cobrando da Cetesb o licenciamento. Só assim poderemos contribuir com projeto que já existe na Câmara sobre o recebimento do lixo de outros municípios e contribuir com toda a questão ambiental envolvida”, citou Marcos Caetano.

 

“Percebi a importância da proposta de emenda à Lei Orgânica do Município em tramitação, que preconiza o tratamento e não o aterro de resíduos oriundos de outros municípios, através da construção de uma usina que fará a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e aproveitamento energético dos resíduos, trazendo soluções de inovação no processo de separação e, principalmente, destinação correta dos resíduos sólidos”, comentou Silvio.

 

*Com informações e foto da assessoria dos parlamentares

 


Publicado em: 22 de junho de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro