0800- 7719701


Walter Cortez e Zilda Ghizini recebem medalha “Princesa Tecelã” em sessão solene



 

 

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta sexta-feira (4) sessão solene para a entrega da medalha princesa tecelã a senhora Zilda Isabel Duarte Ghizini e ao senhor Walter Cortez. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Moacir Romero (PT).

 

Participaram da solenidade os vereadores Celso Zoppi (PT), Davi Ramos (PC do B), Moacir Romero, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.

 

Durante o uso da palavra, o autor da propositura destacou o exemplo de vida dos homenageados, “É uma alegria muito grande ser o autor desta homenagem, é necessário que haja um reconhecimento da atividade da vida das pessoas, pela dedicação e que a história de vocês possa contribuir para a nova geração”, discursou Moacir.

 

“Essa homenagem tão singela, tão pura e tão grandiosa, é bem o reflexo de nossa comunidade, fico profundamente sensibilizado com esse carinho, com esse amor, com esse espirito de humanidade”, agradeceu Walter Cortez

 

A homenageada Zilda Ghizini agradeceu, “Agradeço ao autor por essa homenagem, por receber essa medalha, esse carinho, aqueles que passam por mim e que fazem parte de minha história, só tenho a agradecer”.

 

 

Zilda Isabel Duarte Ghizini

 

A Senhora Zilda Isabel Duarte Ghizini, 80 anos, é filha de pais portugueses, Amália Barbuti Duarte e Joaquim Duarte, caçula dos oito irmãos, nasceu em Campinas/SP em 17 de fevereiro de 1937, mudou-se para Americana em meados dos anos 40.

 

Mãe de quatro filhos, sua família ficou conhecida como a família dos “quebra-queixo”, em referência ao famoso doce que vendiam na cidade de Americana.

 

No fim de 1960 iniciou as vendas de jornais e revistas, em frente à sua residência, na Rua D. Pedro II, junto com seu marido Emilio Ghizini (in memorian, ex- servidor público de Americana).

 

Com o passar dos anos, Zilda e Emílio adquiriram a banca metálica fechada que mantém até os dias de hoje, passados mais de 50 anos do início de sua atividade. A Banca de Jornal D. Pedro II é considerada a banca mais antiga da cidade de Americana.

 

Não há na região da Nova Americana, Santa Catarina e Vila Galo quem não conheça a banca e as histórias de seus proprietários.

 

Walter Cortez

 

O Senhor Walter Cortez, nasceu em São Paulo em 14 de outubro de 1926, veio para Americana em 06 de junho de 1960, casado com Benedita Rodrigues de Oliveira Cortez, com dois filhos, que infelizmente faleceram, possui dois netos e dois bisnetos. Foi professor de Mecânica Industrial e Desenho Técnico, morador do Jardim São Paulo há 40 anos.

Em São Paulo, estudou no Grupo Escolar Orestes Guimarães e na Escola Federal de Aprendizes e Artistas. Trabalhou na Antiga Escola Artesanal, na Rua Duque de Caxias, onde hoje é a Escola Estadual João XXIII, também trabalhou na Escola Industrial, e nas Indústrias Nardini.

O Sr. Walter deu aula de Mecânica Industrial para centenas de alunos e contribuiu com o crescimento profissional, pois acredita que o sucesso é fruto do esforço e do planejamento de cada um.

Este ano completa 90 anos, sendo querido por aqueles foram alunos e que convivem com ele, o Sr. Cortez contribuiu para realizar o sonho de muitos jovens e adultos, que puderam enxergar nele um exemplo a ser seguido, além de ter participado diretamente e indiretamente do crescimento da indústria e da cidade de Americana.

 

Medalha Princesa Tecelã

 

A medalha “Princesa Tecelã” é entregue a pessoas que, representando o município, tenham se destacado em atividades culturais, educacionais, científicas ou artísticas.

 

 


Publicado em: 07 de novembro de 2016

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro