0800- 7719701


Zoppi pede informações e providências sobre queimadas de cana-de-açúcar



O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências sobre as queimadas de cana-de-açúcar efetuadas por indústrias de álcool e açúcar da região.
No documento, Zoppi lembra que os meses de agosto e setembro concentram a maior parte das queimadas, em virtude da entressafra, e destaca os problemas gerados pelas queimadas. “Numerosos são os malefícios e transtornos causados por tais práticas, como a poluição do ar – ainda pior, se pensarmos no período de estiagem e baixa umidade relativa do ar – propiciando o desenvolvimento de doenças respiratórias, como alergias, resfriados, pneumonias, bronquites, além de outras”, afirma.
Zoppi ressalta ainda que as queimadas são proibidas por diversas leis ambientais. “As leis ambientais que regem as formas de colheita agrícola proíbem a prática de queimadas pelos motivos já mencionados. Essas leis estão em vigor e o que percebemos é uma falta de fiscalização e consequente aplicação de suas sanções. Se, ao contrario, as empresas fossem atuadas e multadas – sem prejuízo das demais cominações legais – acreditamos que tais condutas seriam coibidas”, acrescenta o vereador.
No requerimento, Zoppi reforça que a secretaria municipal de Meio Ambiente deve cobrar diligências dos órgãos de fiscalização ambiental. O parlamentar pergunta se em anos anteriores a Administração tomou providências para garantir que não ocorressem queimadas, e quais foram as medidas e seus efeitos. Pede, ainda, que a Administração tome providências para interromper as queimadas, informando à Câmara as atitudes tomadas, e que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) seja oficiada para se manifestar a respeito do assunto.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15).
Maurício Vargas – MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro