0800- 7719701


Zoppi pede vistoria da Cetesb em problemas ambientais de Americana



O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou nesta quarta-feira (10) na agência ambiental de Americana da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) dois ofícios solicitando vistoria e fiscalização da agência em problemas ambientais verificados na cidade.
No primeiro ofício, o parlamentar relata ter recebido diversas reclamações em seu gabinete com relação à poluição do ar proporcionada pela indústria Suzano Papel e Celulose S/A e pede aferição do nível de poluição do ar causado pela empresa. “Os munícipes reclamam, principalmente, de um odor muito forte, chegando a causar ardência nos olhos, além de cefaleias e náuseas. Acrescentam que à noite o odor piora e que o problema atinge principalmente os que residem nos bairros próximos à empresa”, afirma no documento. Zoppi pede também que a agência informe os laudos emitidos e as medidas cabíveis.
Poluição do solo e águas fluviais na Avenida Bandeirantes
Em outro ofício, Zoppi relata problemas relacionados à poluição do solo e de águas fluviais do Ribeirão Quilombo, nas proximidades da passarela de acesso entre a Rua Silvino Bonassi, no bairro Nova Americana, e o Parque Residencial Guaicurus, na Avenida Bandeirantes.
O parlamentar lembra que vistoriou o local em 2011 após reclamações de moradores e constatou a procedência das denúncias, encaminhando representação ao Ministério Público, que solicitou vistoria da Cetesb. “Em dado momento, foi solicitada vistoria da Cetesb, que emitiu parecer afirmando que os problemas haviam sido resolvidos”, afirma no documento.
Contudo, de acordo com Zoppi, em passagem recente pelo local foram constatados vários pontos de alagamento por esgoto residencial e industrial, “além de existir uma inapropriada canaleta improvisada por funcionários do Departamento de Água e Esgoto de Americana, que vai do emissário (que está saturado e não suporta a demanda de esgoto) ao ribeirão. Ou seja, com o emissário saturado e obstruído, ocorrem alagamentos de esgoto em áreas às margens do ribeirão, o que acaba por desencadear outros problemas”, acrescenta o vereador.
“Ao invés de resolver o problema, desobstruindo e garantindo o regular funcionamento do emissário, o DAE, tão somente, improvisou uma canaleta transversal dele ao rio, para que não ocorressem mais os transbordamentos,providência esta que está longe de sanar a raiz do problema”, conclui Zoppi.
No ofício, o parlamentar solicita nova vistoria e fiscalização da Cetesb no local, bem como notificação ao DAE e à prefeitura de Americana. Pede, ainda, que sejam informados data e horário da vistoria e as medidas necessárias para a resolução do problema.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro