O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou nesta terça-feira (10) dois requerimentos em que solicita melhorias para a Unidade Básica de Saúde do bairro São Luiz. As demandas surgiram em razão de uma visita do vereador ao local.
Em um dos requerimentos, Zoppi relata a necessidade de ampliação do posto para atender as exigências das normas do Ministério da Saúde.“Em uma mesma sala são realizados curativos, inalações, coleta de sangue, medição e pesagem dos pacientes. O local é inapropriado para todos esses tipos de procedimentos. Não podemos permitir uma situação como esta”, afirma o vereador.
Zoppi menciona ainda que o local não está adequado para o atendimento às pessoas com deficiência. “O prédio não oferece acessibilidade a uma pessoa em cadeiras de rodas, por exemplo. Sem contar que os banheiros também não são adaptados”, observa.
Segundo o parlamentar, no terreno em que está localizada a UBS há espaço para ampliação. “Há espaço pra ampliar, bem como para demarcar vagas de estacionamento de veículos de pacientes, suprindo a falta de estacionamento nas imediações da UBS”, disse.
Enfermeiros
Em outro requerimento, Zoppi questiona a informação recebida de que a UBS está sem enfermeiro há mais de um mês. De acordo com relato de pacientes, o atendimento tem sido feito por auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. “vários procedimentos como vacinação, planejamento familiar, triagem de pacientes em caso de “urgência”, bem como procedimentos invasivos acabam sendo desenvolvidos por estes profissionais, porem sabemos que a competência técnica é de uma enfermeira”, ressalta.
“A informação que obtivemos é que a enfermeira que exercia a função naquela UBS pediu demissão para trabalhar em outra cidade e até o momento a vaga está em aberto”, acrescenta. Zoppi pergunta por que outro funcionário não foi contratado e se o gerente da unidade já oficiou a Secretaria de Saúde solicitando a contratação.
Férias de clínicos gerais
O vereador solicita ainda, em um terceiro requerimento, informações sobre cobertura de férias de clínicos gerais nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com pacientes, não há substituto para os médicos em férias. “A falta desse profissional nas UBSs acarreta o acúmulo de atendimentos aos outros profissionais, além de retardar o agendamento de novas consultas e dos retornos dos pacientes”, salienta. Zoppi sugere a contratação de um clínico geral para atuar na substituição dos médicos em férias, solicitando envio de avaliação por parte da Secretaria de Saúde sobre a proposta.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores durante a sessão desta quinta-feira (12).
Assessoria de Comunicação