O vereador Celso Zoppi (PT) protocolou na secretaria da Casa um requerimento em que solicita informações e providências do Poder Executivo sobre a paralisação dos exames de raios-x na rede municipal de saúde e de raios-x contrastados no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.
No documento, o parlamentar relata que houve paralisações dos serviços de raios-x nos bairros Mathiensen e Antônio Zanaga, no Núcleo de Especialidades e no PAI - UPA da Cidade Jardim, além do atendimento passar a ser restrito à emergência no Hospital Municipal. “Neste momento em que os exames são suspensos pelo encerramento do contrato dos exames de raios-x, inclusive os contrastados e outros tipos de exames, são afetados principalmente os pacientes em tratamento e também todos os que chegam ao consultório médico”, disse Zoppi.
O vereador afirma que protocolou um requerimento em agosto solicitando informações sobre a falta de realização de exames de raios-x contrastado no Hospital Municipal. “Na época, nossa preocupação já era grande, pois tínhamos informações que a secretaria de Saúde tinha contratado serviços terceirizados. Mesmo ajudando os pacientes que necessitam de exame, a situação financeira do Poder Público não estava equilibrada, tornando a terceirização mais onerosa do que ter o próprio serviço”, relata. “Reportagem do jornal O Liberal mostra que no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura já havia gasto R$ 334.100,00 com laboratórios de radiologia”, expõe.
O vereador questiona no requerimento se alguns tipos de exame de raios-x contrastado são realizados no Hospital Municipal. Questiona quais são as clínicas especializadas que têm realizado os exames de raios-x com contraste para o Poder Público. Pergunta desde que data a secretaria de Saúde/Fusame tem comprado os serviços de raios-x com contraste e qual o valor pago desde o início do contrato, ano a ano. Questiona também sobre a informação obtida de que o valor gasto com exames foi de R$ 334.100,00 no primeiro semestre de 2014 e quais clínicas realizaram os serviços. Por fim, pede que sejam informados quantos e quais exames de raios-x com contraste foram realizados no período de janeiro a outubro de 2014.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13).
Assessoria de Comunicação