0800- 7719701

20º Salão do Humor de Americana

 

20º Salão do Humor de Americana

De 25/05 a 02/06 - Câmara Municipal de Americana

De segunda à sexta, das 8h às 22h
Sábados e domingos, das 9h às 17h

 

A Câmara Municipal de Americana sediará pelo terceiro ano consecutivo o Salão do Humor Internacional em Americana. A 20ª edição da tradicional mostra reunirá centenas de obras de humor em nove modalidades, com premiações para os melhores trabalhos de autores das cidades da região. A exposição acontece no saguão da Câmara, de 25 de maio a 02 de junho.

 

As inscrições para o salão já estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Neste ano, o tema sugerido é “Nem Estático, Nem Volúvel: Sempre na Trilha do Verossímil!”, que convida as pessoas a se moverem na busca do que se emparelha com a verdade. “Estamos vivendo diante de uma realidade onde muitos, em seus afazeres diários, tornam-se socialmente estáticos movendo-se apenas no previsível e enquadrando-se nos comportamentos e ações ditadas pelo meio em que vivem. Devemos ser viajantes em busca do verdadeiro, em todas as áreas que envolvem nossa existência”, aponta Geraldo Basanella, organizador da mostra.

 

Os interessados deverão inscrever suas obras na Biblioteca Municipal Professora Jandyra Basseto Pântano, na Praça Comendador Muller, 172, Centro. Os trabalhos podem ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente, de segunda à sexta, das 9h às 18h, até o dia 30 de abril.

 

As obras aceitas pelo salão são: charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos, tirinhas, pequenos contos de humor e poemas jocosos, caricatura em escultura, mangá humor e grafite humor. Cada autor pode inscrever até três obras em cada categoria, e embora haja a sugestão de trabalhos sobre “Nem Estático, Nem Volúvel: Sempre na Trilha do Verossímil!”, o tema do salão é livre. Os prêmios para as melhores obras variam entre R$ 50 e R$ 200.

 

20ª Salão do Humor

 

Será o terceiro ano que o Poder Legislativo sediará o salão, oferecendo a estrutura e o apoio operacional. “A Câmara já se transformou na casa oficial do Salão do Humor após o sucesso das edições anteriores, e abrir este espaço é uma das funções principais do Poder Legislativo, aproximando a comunidade. Convidamos toda a população a visitar a mostra e prestigiar as criações dos artistas de Americana e da nossa região”, disse o presidente da Câmara, vereador Luiz da Rodaben (PP).

 

Além das obras dos autores da região, o Salão do Humor de Americana contará com trabalhos selecionados dos acervos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do Salão Universitário Latino-Americano da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

 

Mais informações sobre o 20º Salão do Humor de Americana com o organizador do evento, Geraldo Basanella: (19) 3406-4140 e gbasanella@bol.com.br

 

Tema sugerido: ‘ Nem Estático, Nem Volúvel: Sempre na Trilha do Verossímil! ’

 

 

Estamos vivendo diante de uma realidade onde muitos, em seus afazeres diários, rotinam-se e enrijecem-se, sem desocupar o ‘lugar comum’. tornam-se socialmente estáticos movendo-se apenas no previsível e enquadrando-se nos comportamentos e ações ditadas pelo meio em que vivem.  Exagerando um pouco, parece um ‘pátio de carros estacionados sem perspectiva de retorno ao movimento’. Contrariamente ao que muitos pensam, a educação não é o enquadramento de seres em padrões estáticos, mas o processo de agregação e manejo de conhecimentos e comportamentos, anteriores e novos, principalmente novos, que levem a sociedade a progredir, a passos menos lentos, em direção às verdadeiras ações eliminantes das injustiças e desigualdades entre os seres.

 

Assim, ansiamos por movimentos, desalojando a estaticidade. Não significa isso, ir atrás de teorias e conjecturas movimentando-se ao sabor das conveniências e modas do momento, mas na direção do que se demonstra ser alinhado com aquilo que se emparelha com a verdade. Nossa busca será o verossímil, mesmo que haja desacertos, mas que estejamos, pelo menos próximos do verdadeiro, objeto incessante de busca. Sejamos viajantes em busca do verdadeiro, em todas as áreas que envolvem nossa existência, ambiental, social, política, econômica,  religiosa, tecnológica, cultural, artística e outras.