O que é?
O Projeto Educacional “Câmara Jovem” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Americana, criada pelo Decreto Legislativo nº. 129, de 08/06/1999. Para o seu desenvolvimento, a Câmara tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria de Ensino Regional de Americana, com a participação de crianças e jovens das escolas estaduais, municipais e particulares de Americana.
Trata-se de um projeto educacional que atinge várias disciplinas, no qual os participantes aprendem sobre as funções do vereador e do Poder Legislativo e são incentivados a identificar os problemas e as necessidades do bairro e da comunidade, culminando com a atuação como vereadores por um dia numa sessão simulada, representando os 19 vereadores da Câmara, com apresentação e discussão de proposituras, contendo problemas reais da comunidade onde está a escola.
Quem pode participar?
Participam do projeto crianças e adolescentes da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de 1º a 3º anos do Ensino Médio. Em cada grupo, os estudantes que fazem o papel de “Vereadores” são escolhidos pelos seus pares. Todos participam investigando a realidade e levantando os problemas da comunidade, cooperando para a elaboração das proposituras e assistindo à Sessão Simulada, com direito a usar a “Tribuna Livre” no final da sessão.
A orientação pedagógica do Projeto é desenvolvida por uma equipe da Câmara Municipal, com a participação da Diretoria Regional de Ensino e da secretaria municipal de Educação e dos coordenadores e professores das escolas envolvidas.
Sessão Simulada do Câmara Jovem - Vereadores jovens por um dia
É realizada no Plenário da Câmara Municipal de Americana, em data previamente determinada para cada uma das escolas. Toda a sessão é acompanhada, orientada e dinamizada pela equipe de orientação pedagógica do projeto na Câmara. Todos os participantes ganham lanche, diploma de participação, transporte e um Manual. Durante a sessão simulada, os vereadores jovens discutem os problemas levantados durante a etapa de desenvolvimento do projeto na escola e votam as proposituras elaboradas, vivenciando a experiência de serem vereadores por um dia.