Comissão da Despoluição da Represa visita Câmara Municipal e DAE de Jundiaí

Publicado em: 11 de maio de 2017

Selecione a Imagem

 

Os vereadores Guilherme Tiosso (PRP, presidente da Comissão do Meio Ambiente, Transporte e Comunicação), Maria Giovana (PC do B, presidente da Comissão da Despoluição da Represa do Salto Grande) e Rafael Macris (PSDB, relator da Comissão da Represa) reuniram-se na quarta-feira (10) com o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Gustavo Martinelli (PSDB), e o diretor de mananciais da DAE (Divisão de Água e Esgoto) de Jundiaí, Martin Ribeiro.

 

Durante o encontro, os parlamentares americanenses solicitaram que os vereadores de Jundiaí assinem uma moção de apelo ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, para a despoluição do Rio Atibaia e Represa do Salto Grande. Além disso, foram discutidas questões sobre o tratamento de esgoto da cidade, que é modelo nacional, tratando aproximadamente 98% do esgoto.

 

Na visita à Divisão de Água e Esgoto, o diretor explicou sobre o modelo de concessão da parte de tratamento de esgoto existente no município. O corpo técnico e jurídico da DAE se colocou à disposição da Câmara Municipal de Americana para explicar o modelo de gestão, exemplo em todo país.

 

“Foi um encontro muito produtivo, pois é trocando experiências aqui na região que vamos nos fortalecer e caminhar para melhorar as cidades. Todo mundo deveria seguir esse exemplo de troca de informações”, afirmou Giovana.

 

“A visita foi muita produtiva. Conversamos sobre a despoluição da Represa do Salto Grande, solicitando apoio à moção de apelo por parte de todas as câmaras municipais que estão envolvidas direta e indiretamente com o Rio Atibaia, e mais do que isso, tivemos uma noção de como funciona o modelo de concessão da parte de tratamento de esgoto de Jundiaí, modelo que é referência nacional e deve ser analisado, servindo de exemplo para a cidade de Americana”, ressaltou Macris.

 

O vereador Guilherme Tiosso enalteceu a importância da visita na cidade de Jundiaí. “Acredito que a aproximação com uma cidade que hoje é referência não só no estado, mas no país, em relação ao tratamento de esgoto, só tem a trazer benefícios e fazer Americana crescer nesse sentido, justamente em um momento tão tenso e delicado que estamos passando”, avaliou.

 

* Com informações das assessorias dos vereadores

 

 


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Reuniões

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas