Professor Padre Sergio pede informações sobre ações de prevenção a doenças renais e incentivo à doação de órgãos

Publicado em: 18 de junho de 2019

Selecione a Imagem

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Saúde para a prevenção de doenças renais, tratamentos de hemodiálise e incentivo à doação de órgãos.

 

De acordo com o parlamentar, dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que mais de dez milhões de pessoas possuam doenças renais no país, sendo que cerca de 90 mil pessoas realizam hemodiálise periodicamente.

 

Padre Sergio destaca que o serviço público de hemodiálise em Americana é prestado nas dependências do hospital municipal por empresa terceirizada e aponta reclamações de pacientes. “Eles relatam déficit de servidores para o atendimento, com poucos enfermeiros e técnicos, sendo que tempos atrás o número era bem maior; troca frequente de trabalhadores; poltronas necessitando de reformas; ar condicionado que funciona só no inverno; já os funcionários reclamam de sobrecarga de trabalho devido à redução no quadro de profissionais, o que aumenta os riscos de acidentes e stress”, expõe.  

 

No requerimento, Padre Sergio pergunta quais os trabalhos realizados pela secretaria da Saúde para o atendimento preventivo e em campanhas de conscientização e prevenção de doenças renais e de doação de órgãos.

 

O vereador pede também dados sobre estimativa de pessoas com doença renal em Americana, quantidade de pessoas que realizam hemodiálise na cidade tanto na rede pública quanto em clínicas particulares, número de doações de rim efetuadas nos últimos anos e informações sobre o contrato com a empresa responsável pelo tratamento de hemodiálise no hospital municipal e sobre a estrutura existente para o atendimento ao público.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quarta-feira (19).


Escrito por: Coordenadoria de Comunicação

Categoria: Professor Padre Sergio

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas