0800- 7719701


Políticas públicas voltadas ao primeiro emprego são debatidas em audiência pública na Câmara



A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (26) audiência pública para debater políticas voltadas para o primeiro emprego no município. O evento foi realizado em atendimento a um requerimento do vereador Lucas Leoncine (PSDB).

 

De acordo com o parlamentar, a reunião permitiu um diálogo transparente e permitiu abertura a diferentes pontos de vista. “Temos três setores bem representados: o poder público, entidades ligadas à capacitação de jovens e o setor patronal. O desemprego entre jovens atingiu 20%, temos vagas em aberto pelo setor privado de um lado e entidades que fazem a capacitação do outro, então temos que unir esses interesses para que os jovens tenham mais oportunidades”, observou.

 

Leoncine ainda apresentou dados governamentais sobre o orçamento para capacitação de jovens. “Tanto o Fundo de Amparo ao Trabalhador quanto o FGTS têm R$ 1,1 trilhão para capacitação e recapacitação de pessoas para o mercado de trabalho. O foco hoje é buscarmos por trabalhadores 4.0, aqueles que têm suas habilidades técnicas aliadas ao mundo digital. É a revolução digital que estamos vivendo”, enfatizou.

 

Durante o uso da palavra, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, explicou o trabalho realizado pela prefeitura para superar as barreiras do mercado de trabalho para jovens. “Hoje temos uma quantidade grande de vagas de trabalho, mas não conseguimos preencher através do Posto de Atendimento ao Trabalhador. O fomento ao estágio também é uma ação da secretaria e hoje as vagas do PAT são separadas para definir quais vagas não exigem experiência. A falta de experiência é um dos primeiros entraves”, comentou.

 

Empreendedorismo e vulnerabilidade

 

Representando do SEBRAE, Fábio Gerlach apontou que a aposta em capacitação para o empreendedorismo é uma ferramenta de geração de empregos. “Americana tem 32% da sua população diretamente ligada ao empreendedorismo e, para que tenhamos um ambiente de negócios mais propício aos jovens, investimos no fomento de uma rede de inclusão produtiva, atraindo mulheres em situação de violência, comunidade LGBTQIA+, afroempreendedorismo e pessoas com mobilidade reduzida. Queremos a nova geração pensando nesse potencial”, disse.

 

Outro aspecto debatido durante a audiência foi a questão da inserção de jovens em situação de vulnerabilidade, conforme apontado pela vice-presidente do Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana (SOMA), Maria Pirassoli Brás Conte. “Nós temos o pilar da assistência social, porque há uma parcela da sociedade que não tem acesso à informação sobre inclusão e capacitação no mercado de trabalho. Pensamos em como capacitar esse jovem que vem de uma família disfuncional e possui a questão psicológica afetada, então atender o primeiro emprego para esse público é muito difícil”, ponderou.

 

A vereadora Professora Juliana (PT) enfatizou a importância de que jovens de todas as classes sociais recebam as mesmas oportunidades. “Temos uma cultura de desconfiança e desvalorização do jovem, e há um recorte social necessário para pensarmos na vulnerabilidade social. Quando falamos em primeiro emprego, temos o relato dos empresários e percebemos o impacto de aspectos socioemocionais no comportamento dessa parcela mais vulnerável. Há uma formação profissional muito superficial e frágil oferecida pela rede de ensino e acaba sendo direcionada como uma possibilidade válida apenas para os filhos da classe trabalhadora, os mais pobres”, falou.

 

Também participaram da audiência Luiz Gustavo Migotti, consultor de atendimento à empresa do CIEE; Adilson Rogério do Amaral, da AESCON (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana); Amarildo Zancan, do Centro de Capacitação Profissional do Adolescente (CCPA); Andréia Peretti Sangaletti, do SENAC Americana;  Elza Cassitas Sferra, da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA); Fábio Gianfratti Lorena da Rocha, da Casa de Dom Bosco;  Haroldo Ramos Teixeira, da diretoria de ensino de Americana; João Destro Neto, coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI; Luiz Carlos Claret Rosa, do SOMA; Mariana Leite Zimernanm Araújo. Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); Mário Zanini, do Sincomércio; Mary Damiani, da ETEC POLIVALENTE; e  Rafael Ornaghi, do portal eletrônico Vagas 019.


Publicado em: 27 de abril de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro