0800- 7719701


Conexão Saúde: Reflexos da saúde mental na comunidade são debatidos em palestra na Câmara



O Fórum Permanente da Saúde da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (10), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a primeira edição do Conexão Saúde. O evento contou com a palestra “O sentido da vida e o vazio existencial” do psicólogo Everaldo de Carvalho.

 

Participaram do encontro o vereador Silvio Dourado (PL), autor do decreto legislativo que instituiu o Fórum Permanente da Saúde na Câmara Municipal; o vereador Leco Soares (Podemos); a supervisora dos CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) da secretaria municipal de Saúde, Paula Reimão; a coordenadora do curso de Psicologia da FAM (Faculdade de Americana), Cristiane Correia; representantes da diretoria regional de ensino e da secretaria municipal de Saúde, alunos de graduação em psicologia e população interessada no tema.

 

Durante a apresentação, Carvalho explicou que os vícios, a agressividade e a autoagressão são características comuns na sociedade atual e consequências de um processo de frustração dos seres humanos. “Por diversas razões o ser humano não enxerga um sentido em sua vida e isso leva à ideação e à ação suicida. Enquanto política pública, temos que promover prevenção á ideia de suicídio, buscando impedir que influências culturais e da mídia sejam um modelo negativo de referência para as pessoas em momentos de crise”, explicou.

 

O palestrante destacou que o ser humano, por definição, possui dimensão biológica, psicológica e noética. “Tudo o que fazemos é uma busca pela qualidade de vida, uma busca pelo conforto. Porém, como seres humanos, temos a capacidade de aceitar a dor ou renunciar ao prazer quando temos um bem maior. Nós temos uma noção de responsabilidade para com o outro”, acrescentou.

 

A coordenadora do curso de Psicologia da FAM enfatizou que há impacto da vulnerabilidade social na saúde mental das pessoas. “Eu trago essa reflexão sobre o sentido da vida com base na noção de responsabilidade social. Nós temos pais, mães e jovens, nessas sociedades empobrecidas, e pensamos no impacto disso na saúde mental, porque são colocados numa situação à margem de pilares importantes como a escola e o trabalho”. Cristiane também apontou que, durante o mês de maio, são debatidos o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, e a luta antimanicomial.

 

“O papel da família na contenção do vazio existencial é o papel principal. Temos uma rede CRAS articulada e atuante, mas muitos pacientes acabam não tendo o sucesso esperado em seus encaminhamentos por falta de engajamento do vincular. Os profissionais de saúde sentem uma frustração nesse processo”, comentou Paula Reimão, da secretaria de saúde de Americana.

 

Para o vereador Silvio Dourado, presidente do Fórum Permanente da Saúde da Câmara, o evento apresentou um conteúdo rico aos participantes. “Falar de saúde mental nos dias de hoje é falar de proteção e de identificar habilidades para conseguirmos perceber o sofrimento do outro, de pedir ou oferecer ajuda. Tenho certeza de que todos que acompanharam o debate saíram daqui enriquecidos”, avaliou.

 

Conexão Saúde

 

O Conexão Saúde surgiu a partir da última reunião do Fórum da Saúde, instituído pelo Decreto Legislativo nº 960/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL), realizada no mês de março. De acordo com o parlamentar, a temática das questões da saúde mental teve uma repercussão grande entre o público, que se interessou em conhecer mais sobre o assunto. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, o Brasil enfrenta uma segunda pandemia, desta vez na Saúde Mental, com os impactos das perdas familiares, falta de socialização e instabilidade no trabalho, o que causou um aumento do nível de estresse.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, organizador do evento, acesse a página especial no site da Câmara: http://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumPermanentedaSaude.


Publicado em: 10 de maio de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro