0800- 7719701


Comissão de Juventude, Lazer e Direitos Humanos do Fórum Americana 2020 define metas em audiência pública



A comissão de Relações da Juventude, Lazer e Direitos Humanos do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Valdecir Duzzi (PSDB), realizou na noite desta segunda-feira (12) audiência pública para definir as metas para a cidade de Americana nos próximos dez anos. O evento foi realizado no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e contou com a participação dos membros das subcomissões de Relações da Juventude e Lazer e Direitos Humanos, além da população presente.
Durante a audiência, foram debatidas todas as metas traçadas nas reuniões da comissão. A população presente também participou, utilizando a palavra para elaborar questionamentos e apresentar sugestões de outras metas.
Alguns dos pontos principais debatidos no encontro foram a desburocratização da emissão de alvarás, a criação de leis para regulamentar a questão de acústica e ruídos dos estabelecimentos e ainda a alteração de zoneamento em algumas regiões da cidade.
Para o diretor de Juventude da Prefeitura Municipal, Carlos Martins, esses aspectos levantados são fundamentais para se organizar a vida noturna da cidade. “Hoje, nos finais de semana são realizadas de dez a quinze festas totalmente irregulares, devido à dificuldade para se conseguir o alvará, além da fiscalização precária. Estamos criando mecanismos para que sejam estabelecidos critérios adequados para uma fiscalização funcional”, afirmou.
Rogério Oliveira, que acompanhava a audiência, sugeriu a inclusão do dia 17 de maio como o dia de combate à homofobia. “Temos que conscientizar a população e tentar acabar com os preconceitos da sociedade”, disse. A sugestão foi aceita e constará no documento oficial da comissão.
O diretor de teatro Isaías Brugneroto elaborou alguns apontamentos que também foram acatados, como a criação de um parque aquático e de uma vila cultural na região do pós-represa, proibindo a construção de residências, especialmente para atender à vida noturna com casas de shows, apresentações culturais e restaurantes. ”È difícil você conciliar lazer e repouso. Sempre há um conflito entre as pessoas que querem se divertir no período noturno e as pessoas que querem paz. Por isso, eu creio que a região do pós-represa é o local ideal para isso”, explicou.
O Delegado Seccional de Americana, Dr. Robson Gonçalves, que é membro da subcomissão de direitos humanos, destacou a importância do debate e o papel da polícia no processo de desenvolvimento destas metas. “Eu acho que a gente caminha bem com as propostas apresentadas, e gostaria de destacar que a polícia caminha como parceira, e aprende a cada dia a trabalhar dentro do estado democrático de direito com a observação dos direitos humanos. A população tem que nos ajudar, fiscalizando e denunciando os excessos, para que possamos caminhar em prol da sociedade e não contra ela”, disse.
Durante o encontro o vereador Duzzi agradeceu a participação atuante de todos os membros da comissão e da população que colaborou com o complemento das metas apresentadas durante as manifestações. “Esta audiência foi fundamental para fortalecermos as metas já estabelecidas durante os encontros e ainda para acrescentar outras importantes apresentadas. A partir de agora, vamos trabalhar pra fazer com que elas sejam concretizadas até 2020”, concluiu o presidente da comissão.
As propostas definidas nas onze audiências serão anexadas ao relatório conclusivo do Fórum, intitulado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. O documento final será apresentado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontece no dia 26 de maio, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. As propostas da Juventude, Lazer e Direitos Humanos levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições.
13/04/2010





Publicado em: 13 de abril de 2010

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro