Câmara entrega titulo de cidadão americanense à José Fioque

Publicado em: 26 de outubro de 2015

Selecione a Imagem

 

A Câmara Municipal de Americana realiza nesta segunda-feira (26) sessão solene para a entrega do título de cidadão americanense à José Fioque, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Tonhão dos Veteranos (PMDB).

 

A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 e 70 da NET.

 

Histórico

 

Natural da cidade de Osvaldo Cruz – SP nasceu em 17 de Agosto de 1953.  Filho de Alcides Fioque e Teresa Ramalho Fioque e neto de imigrantes italianos, quando criança mudou-se para o Município de Adamantina, onde passou boa parte da sua infância. Em 13 de Junho de 1967 mudou-se com a família para a cidade de Americana – SP. Casou-se em 31 de Julho de 1981 na Paróquia Dom Bosco, com Lourdes Rego Dos Santos Fioque e desse relacionamento nasceu o filho Jose Fioque Junior.

 

Ainda jovem, em 1970, conquistou seu primeiro emprego no Instituto Salesiano Dom Bosco, onde teve o privilégio na Igreja Matriz, juntamente com seu Professor e Mestre Arystarch Kaszkurewitcz de executar o desenho Quadro da Santa Ceia no Altar com desenhos das laterais do chão ao teto. Desenhos dos quadros da Via Sacra; mosaicos e grafito acima das portas de entradas, além da pintura e decoração, tornando-se artista sacro especialista em Grafito e Mosaico.

 

Além de Americana, deixou seus belos trabalhos nas Igrejas Nossa Senhora Auxiliadora e Sagrado Coração de Jesus, em Campinas – SP; Igreja Santa Rita de Cássia, em Americanopolis – região da Vila Mariana, São Paulo – SP; Basílica Bom Jesus – hoje Catedral Metropolitana de Cuiabá – MT

 

Em 1975 atendendo solicitação de seu Pai, passou a administrar a empresa de construção civil. Paralelamente as atividades comerciais, Fioque se dedicou aos esportes como jogador de futebol. Em seguida, transforma-se em Dirigente Esportivo, e fica conhecido como “Fioque dos Esportes”.

 

Para ele, as conquistas obtidas pela cidade no esporte começam atravessar fronteiras, deixando de ser coadjuvante e ganhando o rótulo de favorito.

A conquista do 45º Jogos Regionais, em Itapira, coloca a cidade no seleto grupo dos formadores de atletas e fortalece o trabalho de base que é feito nas escolinhas de esportes.

 

“Nossa infraestrutura é quase perfeita, falta apenas um kartódromo e um ginásio de grande porte”, comemora José Fioque esporte; “são resultados de um trabalho de base, com um planejamento que prioriza o social”.

 

“Além disso, temos autonomia e liberdade para desenvolver projetos”, explica.
O secretário disse que é cobrado trabalho sério de todas as pessoas ligadas ao esporte da cidade. “Porém não existe a necessidade de que o atleta consiga a vitória. Isso proporciona tranquilidade ao jovem e o resultado é consequência”. Americana, para o secretário, sempre será favorita nos Regionais.

 

Fioque foi Diretor e Presidente do Colorado Esporte Clube, em 1977; Coordenador de Atividades Esportivas da Prefeitura, em 1989; Presidente da Liga Americanense de Futebol, em 1989; Assistente de Chefia e Chefe de Divisão no Departamento de Educação e Cultura, em 1990; Coordenador Geral dos 55 Jogos Abertos do Interior, em 1991; Presidente da Associação das Ligas de Futebol Amador, em 1992; entre outros cargos, inclusive Secretário de Esportes em 2014.

 

 

 


Escrito por: Assessoria de Comunicação

Categoria: Sessões Solenes

Compartilhe essa notícia

Notícias Relacionadas