0800- 7719701


Câmara entrega medalhas “Ayrton Senna” em sessão solene



A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (18), em sessão solene, a medalha de mérito “Ayrton Senna” ao piloto de mountain bike Ludovico Melotti e ao piloto e professor de bicicross Allan Jonas Duarte. A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo” a partir das 19h30, é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara. As homenagens foram motivadas por projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Reinaldo Chiconi (PMDB) e Valdecir Duzzi (PSDB), e aprovadas por unanimidade.
A honraria medalha “Ayrton Senna” foi instituída em 2002 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria do então vereador Diego De Nadai. O objetivo é congratular e homenagear a pessoas, equipes, clubes, empresas e qualquer entidade de Americana que tenham se destacado em competições esportivas oficiais e de grande relevância e no desenvolvimento do esporte do município.
Ludovico Melotti
Ludovico Melotti iniciou a carreira no ano de 1969, quando a equipe de ciclismo de Americana foi criada. Em 1974, foi campeão paulista da terceira categoria, campeão do ranking paulista e vencedor do Troféu Caio Pompeu de Toledo, do Troféu Bandeirante e da Taça São Paulo.
No ano de 1975, foi campeão dos jogos abertos de Franca e vice-campeão dos jogos regionais em Jundiaí, conquistando vários títulos até 1978. Após defender equipes de Campinas, Limeira e Santa Bárbara d’oeste, voltou a competir por Americana no ano de 1985.
Em 1986, fez parte da equipe FARO, composta por cinco atletas, para correr a Volta do Estado de São Paulo, da qual foram campeões. Ainda no mesmo ano, competiram pelo Flamengo Futebol Clube de Americana. De 1986 a 1989, a equipe competiu por Sumaré, e conquistou vários títulos.
Em 1990, passou a competir na categoria Mountain Bike, um esporte que estava se iniciando no Brasil, nas modalidades de cross country e downhill, participando também em provas de triathlon e velocidade no velódromo.
No downhill, foi por três anos consecutivos campeão paulista e, por dois anos, vice-campeão brasileiro. Já no cross country, perdeu as contas de quantas vezes foi campeão paulista e do interestadual. Nos 41 anos de carreira, foram muitos títulos conquistados. Os troféus estão expostos em sua bicicletaria, e contam parte dessa história.
“Ludovico é um exemplo de dedicação ao esporte para toda sociedade, pois durante toda a vida se dedicou ao esporte. Mesmo diante de dificuldades foi em busca de seus ideais, sempre conquistando vitórias”, resumiu Chiconi na justificativa do projeto.
Allan Jonas Duarte
Allan Jonas Duarte, o “Aladin”, nasceu em Americana no dia 05 de março de 1983. Iniciou sua carreira no bicicross bem cedo, com apenas dez anos de idade. Aos 14, participou de sua primeira prova na cidade de Atibaia, ficando em terceiro lugar. Um ano depois, já filiado à Federação Paulista, ganhou seu primeiro título, de campeão estadual na categoria 15 anos.
Devido a suas atuações no ano de 1998, Aladin foi convidado para integrar a equipe Petrobrás de bicicross, da cidade de Paulínia. No primeiro ano, participou de sua primeira corrida internacional, sendo campeão sul-americano. Em 2000, teve sua primeira participação em campeonatos mundiais, alcançando a terceira colocação na categoria profissional.
No ano de 2006, conquistou o campeonato mundial e foi eleito o melhor atleta de bicicross do país, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico, maior honraria concedida a um atleta nacional. “Aladin é o atleta brasileiro que obteve o melhor resultado em competições internacionais, e em consequência desse resultado é o único na história do bicicross nacional a conquistar uma medalha em mundiais. Foi o primeiro de sua modalidade a receber um prêmio olímpico”, destaca Duzzi no projeto. “Nossos parabéns e eternos agradecimentos a este jovem que mostrou que os objetivos sempre são alcançáveis, quando há determinação, garra e amor”, conclui.
A TV Câmara transmitirá o evento ao vivo, pelos canais 4 da Net Digital e 96 da Net convencional.
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 18 de fevereiro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro