0800- 7719701


Vereadores participam de oficialização do nome Maria Frizzarin à Escola Estadual do Jardim Mirandola



Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT) e Divina Bertalia (PDT) acompanharam na sexta-feira (11) a solenidade que oficializou o nome da professora Maria Frizzarin na Escola Estadual do bairro Jardim Mirandola, em Americana.
Participaram também a irmã da homenageada, Rosa Frizzarin, a diretora da escola, Maria de Lourdes Carraro, a dirigente regional de ensino de Americana, Claudice Brazilino Picolo, os padres Constantino Gardinali e Sérgio Fioravanti e o deputado estadual Antonio Mentor (PT), autor da lei que denominou a escola.
A denominação foi feita em atendimento a solicitações de moradores da região. Divina, Leal e Zoppi colaboraram com a coleta das assinaturas necessárias para a oficialização do novo nome e encaminharam, através de ofício, à Assembleia Legislativa.
Na solenidade, os alunos da escola apresentaram jogral sobre a vida da professora. O Coral do Clube das Avencas, de Santa Bárbara d’Oeste, interpretou algumas músicas e foi apresentado um vídeo com fotos de Maria Frizzarin e, na sequência, houve o descerramento da foto oficial da professora. A escola atende 350 alunos.
“Eu que tive a oportunidade de conhecê-la, sou testemunha da extrema dedicação dela para com próximo, tanto que ela colocava a pessoa humana como centro das suas atenções. Por isso, a homenagem é muito justa”, destacou Zoppi.
Maria Frizzarin
Maria Frizzarin nasceu em Americana no dia 5 de agosto de 1926, e dedicou-se ao magistério e à comunidade, participando de diversas atividades educacionais nas escolas públicas e entidades filantrópicas como o Centro de Recuperação Infantil de Americana – CREIA e Associação de Pais e Amigos os Excepcionais – APAE de Americana.
Habilitou-se para o Magistério Primário no Instituto de Educação Presidente Kennedy, em Americana, em 1964, com o curso para Administradores Escolares. Cursou, também, Licenciatura em Pedagogia no Instituto de Ciências Sociais de Americana, hoje UNISAL, com colação de grau em 1979.
Contribuiu também para a construção da Igreja Matriz de Santo Antônio, trabalhando voluntariamente na arrecadação de recursos, sendo catequista e ministra extraordinária da eucaristia. Ingressou na Pia União das Filhas de Maria, sendo por muitos anos a primeira secretária da irmandade. Foi ainda membro do grupo chamado de Obras do Tabernáculo, onde prestava serviço junto a outras senhoras na arrumação dos paramentos litúrgicos e de tudo o que se relacionava à liturgia das missas. Faleceu em 13 de agosto de 2007, aos 81 anos de idade.
Assessoria de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro