Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (30) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo o projeto de lei nº 126/2019, de autoria do vereador Rafael Macris, que cria a Política Municipal para a População em Situação de Rua. A propositura recebeu treze votos favoráveis e quatro contrários em primeira discussão.
O projeto estipula como diretrizes da política municipal a implementação de políticas públicas municipais integradas, a garantia ao direito à inserção, permanência e usufruto da cidade pelas pessoas em situação de rua, a valorização dos profissionais que atuam na rede de proteção social e a priorização da população de rua no processo de implementação gradativa de uma renda básica de cidadania.
Dentre os princípios da política municipal estão a promoção da cidadania e dos direitos humanos, a valorização e respeito às condições sociais, a promoção do direito à convivência familiar e comunitária e a participação social como eixo norteador da política e promoção do diálogo.
Segundo o autor, alguns dos objetivos da proposta são assegurar o acesso amplo, simplificado e seguro a direitos, serviços e programas de qualidade que integrem as políticas públicas de assistência social e prevenir e combater a violência contra pessoas em situação de rua.
O projeto será votado pelos vereadores em segunda discussão na sessão ordinária da próxima quinta-feira (6).
Isenção de responsabilidade de estacionamentos
Foi aprovado em primeira discussão com onze votos favoráveis, quatro contrários, uma abstenção e duas ausências o projeto de lei nº 154/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio (PT), que proíbe a afixação de placas em estacionamentos que isentem os estabelecimentos comerciais da responsabilidade por danos materiais em veículos e por objetos deixados em seus interiores.
De acordo com a proposta, a proibição vale tanto para estabelecimentos comerciais que possuam estacionamento próprio como também para os administrados por empresas terceirizadas. O objetivo, segundo o autor, é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
“Essa informação divulgada em placas e bilhetes é considerada nula, segundo o Código. Informes que visam isentar estacionamentos por danos materiais em veículos e pelos objetos deixados em seus interiores acabam por iludir o consumidor, fazendo com que este tenha seus direitos cerceados”, acrescenta o vereador, citando a Súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça, que estabelece que a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de danos ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 177/2019, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD).
Títulos de cidadania
O projeto de decreto legislativo nº 48/2019, de autoria do vereador Welington Rezende (Patriota), que concede título de cidadã emérita à senhora Mary Damiani pelos relevantes serviços prestados ao município de Americana, foi aprovado com dezenove votos favoráveis em discussão única.
O projeto de decreto legislativo nº 49/2019, de autoria do vereador Welington Rezende, que concede título de cidadão americanense ao Senhor Edison Antonio Trevizam, foi aprovado com dezoito votos favoráveis e uma ausência em discussão única.
Convênio com o Centro Brasileiro de Pós Graduação Qualittas
Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 155/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a celebrar Convênio de Cooperação Técnico-Pedagógica e Científica com o Centro Brasileiro de Pós Graduação Qualittas Ltda.
Alteração da lei
Foi aprovado com dezessete votos favoráveis e uma abstenção em segunda discussão o projeto de lei nº 163/2019, de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB), que altera a Lei nº 6.359/2019, que dispõe sobre a autorização para a realização de corridas de rua, em todas as suas modalidades, em vias públicas do município de Americana.
Retirado
O projeto de lei nº 168/2019, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a outorga de permissão de uso de imóvel público municipal ao “Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana – Soma – Americana”, foi retirado de tramitação a pedido do Poder Executivo.
Adiados
Foi adiado por sessenta dias a pedido do vereador Odir Demarchi (PL) o parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 135/2019, de autoria do vereador Odir Demarchi, que institui a avaliação periódica dos prédios e demais instalações físicas, elétricas e hidráulicas dos estabelecimentos de educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino do município de Americana.
Recebeu segundo pedido de vista formulado pelo vereador Pedro Peol (PV) o projeto de lei nº 148/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio, que obriga a implantação de coleta seletiva de materiais recicláveis em supermercados, bares, restaurantes e casas de espetáculos no município de Americana.
O projeto de lei nº 149/2019, de autoria do vereador Professor Padre Sergio, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no âmbito do município de Americana, foi adiado por quarenta e cinco dias a pedido do vereador Pedro Peol (PV).
Publicado em: 30 de janeiro de 2020
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
16 de outubro de 2025
O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à prefeitura...
16 de outubro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo medidas de...
16 de outubro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na quarta-feira (15) com o dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira,...
16 de outubro de 2025
O vereador Pastor Miguel (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações...
16 de outubro de 2025
Cerca de trinta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Maestro Germano Benencase, do bairro Jardim Alvorada,...
16 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando in...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site