0800- 7719701


Em resposta a requerimento de Gualter Amado, estudos prévios da FIPE apontam para aumento da tarifa de esgoto



 

O vereador Gualter Amado (Republicanos) recebeu um ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento em que questionou ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) sobre uma possível concessão do sistema de tratamento de esgoto do município.

 

No requerimento, o parlamentar questionou quais investimentos, com seus respectivos valores, foram realizados na ETE Carioba pela atual gestão. Em resposta, o DAE informou que foram realizadas apenas manutenções operacionais.

 

No ofício, o DAE disponibilizou ainda o estudo prévio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), empresa contratada para consultoria e soluções, que aponta um valor de outorga de R$ 150.000.000,00, que será cobrado da empresa vencedora da licitação. O estudo aponta ainda um aumento estimado em 61,29% na tarifa de esgoto nos próximos cinco anos.

 

“Uma possível concessão/terceirização da coleta e tratamento do esgoto a uma empresa privada irá reduzir pela metade a receita própria do DAE, sem reduzir a despesa com folha de pagamento, uma vez que os servidores terão que ser mantidos na autarquia, o que poderá acarretar mais um aumento significativo tarifário, que é a base de cálculo da conta. Quem paga é o morador de Americana, por isso estamos fiscalizando desde os estudos prévios que vem sendo realizados”, comentou Gualter.

 

* Com informações e foto da assessoria do vereador

 


Publicado em: 16 de junho de 2023

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro