A Câmara Municipal de Americana realizou na terça-feira (2) sessão solene para entrega da medalha de mérito “Herbert de Souza – Betinho” ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana (SOMA). A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B).
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Pedro Peol (PV), os vereadores Adelino Leal (PT), Davi Ramos, Duzzi (SDD), Joãozinho do Quiosque (PSB), Luciano Corrêa (SDD), Moacir Romero (PT) e Odair Dias (PV), o presidente do SOMA João Carlos Tavares, a coordenadora pedagógica do SOMA Maria Aparecida Pirassoli Brás Conte, o vice-prefeito de Americana Roger Willians (PSDB), o secretário municipal de Habitação e Promoção Social Marco Antonio Alves Jorge, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Antônio Dias da Fonseca e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) Dimas Zulian, além de autoridades, convidados e adolescentes atendidos pelo SOMA.
Durante a solenidade, o vereador Davi Ramos destacou a importância do trabalho da entidade. “Todos sabemos da importância que o SOMA tem para a formação dos jovens, não apenas para o mercado de trabalho, mas na formação pessoal, bem como da atuação junto às famílias nesses 54 anos. Eu fui um guarda mirim, como éramos chamados na época, e todos que passam por lá se tornam pessoas de bem. Então deixo os parabéns pelo trabalho e também agradeço por ter feito parte dessa história”, discursou.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Peol, enalteceu a forma como o SOMA lida com os adolescentes. “Todos sabemos do trabalho do SOMA, e da hospitalidade com que somos recebidos na entidade. E é com este mesmo carinho que eles cuidam dos adolescentes há 54 anos. Parabéns a todos que contribuíram e contribuem para este trabalho”, disse.
Em seu discurso de agradecimento, o presidente do SOMA, João Carlos Tavares, lembrou do histórico da entidade. “Nestes 54 anos de existência, formamos 12.800 adolescentes, o que significa mais de 5% da população atual de Americana. Em nosso programa socioeducativo, oferecemos aos adolescentes, de forma gratuita, planejada e continuada, cursos de iniciação profissional. Ingressar no SOMA Americana é um sonho: o sonho de poder ser integrado ao mundo do trabalho. Em nome de todos os membros do nosso corpo de trabalho, agradeço por esta homenagem e reconhecimento. Muito obrigado a todos”, falou.
Medalha “Herbert de Souza”
A honraria medalha “Herbert de Souza” foi instituída em 2008 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria dos vereadores Davi Ramos e Luiz Renato (PC do B). O objetivo é homenagear as pessoas e instituições que se destacaram na área social e mobilização popular.
SOMA
O Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana – SOMA, foi fundado em 16 de julho de 1961, por um grupo de cidadãos que se uniram em torno de uma causa nobre e em função de uma necessidade social em atender adolescentes desfavorecidos economicamente, a fim de colocá-los no mercado de trabalho através de um estágio educativo.
O SOMA, que em seu início foi marcado por um trabalho extremamente informal, atualmente oferece variados cursos de iniciação profissional, inclusive conveniado com o SENAI. Além disso, o programa Socioeducativo garante complementação e acompanhamento do ensino regular, visando o desenvolvimento pessoal, pedagógico e psicossocial, na perspectiva do fortalecimento de potencialidades e visão do futuro dos adolescentes, modificando histórias de vida.
O SOMA destaca-se pela sua seriedade, compromisso, organização e responsabilidade social no desenvolvimento de seus projetos, que visam contribuir para a superação da fragilização dos vínculos familiares, educacionais e sociais, estimulando assim o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, autonomia, protagonismo social e participação cidadã, bem como estimular e orientar o cidadão, criando a formação básica para o trabalho.
Para o adolescente, principalmente se pertencente à classe social menos favorecida, ingressar no SOMA – Americana hoje se tornou um sonho: o sonho de poder ser integrado ao mercado de trabalho.
E é por esses e tantos outros motivos que a Câmara Municipal de Americana entrega ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana a medalha de mérito Herbert de Souza – Betinho.
Publicado em: 03 de setembro de 2015
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
23 de abril de 2025
O vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informa...
23 de abril de 2025
O vereador Pastor Miguel Pires (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando info...
22 de abril de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22) no plen...
22 de abril de 2025
Os vereadores Roberta Lima (PRD) e Thiago Brochi (PL) protocolaram uma indicação na Câmara Municipal de Americana solicit...
22 de abril de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando à secre...
17 de abril de 2025
A comissão especial criada na Câmara Municipal de Americana para acompanhamento das ações voltadas ao tratamento e prevenção...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.7 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site