0800- 7719701


Silvio Dourado discute implantação do projeto “Saúde na Escola” em unidades de Americana



 

O vereador Sílvio Dourado (PL) participou nesta quinta-feira (9), no setor de merenda escolar da prefeitura de Americana, de uma reunião com dirigentes e funcionários da secretaria municipal de Educação e da FAM (Faculdade de Americana), para discutir a possibilidade de implantação do projeto “Saúde na Escola” – iniciativa aplicada em escolas públicas municipais de Nova Odessa há dez anos em parceria com a universidade, atendendo cerca de seis mil alunos.

 

 

Participaram do encontro o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, a diretora acadêmica da FAM, Célia Jussani, a coordenadora do curso de Nutrição da faculdade, Glenys Mabel Caballero Córdoba, e a professora Joseane Nobre, além de representantes do setor de ensino e nutricionistas da prefeitura.

 

 

O projeto consiste em uma parceria que promove a avaliação nutricional de alunos da rede municipal através de estudantes e professores da faculdade, com o objetivo de melhorar a alimentação das crianças. Quando problemas são diagnosticados, os alunos são encaminhados para atendimento no Serviço Integrado de Atenção da faculdade, passando por atendimento de uma equipe multiprofissional.

 

 

O Plano Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) demanda o acompanhamento dos seguintes profissionais: nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. Todos estão na parceria a ser realizada com a FAM.

 

 

Segundo Dourado, que conheceu o Saúde na Escola ao lecionar em Nova Odessa, o projeto aproxima pais e mães do ambiente escolar por envolver orientações de cuidados com a alimentação das crianças e a adoção de melhores hábitos nutricionais. “É um trabalho completo e importante para trazermos para Americana”, destacou. A rede americanense tem 12,5 mil estudantes em 51 unidades.

 

 

“Um dos eixos é trabalhar com os familiares, porque tem o ‘antes e o depois’ da escola na vida das crianças”, acrescentou Glenys Mabel. O secretário de Educação disse que o primeiro passo é formalizar a parceria entre a prefeitura de Americana e a faculdade, para começar o projeto em 2022. “Vamos ver a possibilidade de implantar inicialmente por segmento, região ou amostragem”, completou Ghizini.

 

* Com informações da assessoria do parlamentar

 


Publicado em: 10 de setembro de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro