0800- 7719701


Aprovada criação de prontuário eletrônico para unificar informações médicas de pacientes da rede municipal de saúde



 

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade em primeira discussão, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (17) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o projeto de lei nº 48/2021, de autoria do vereador Gualter Amado (Reúblicanos), que dispõe sobre a criação do prontuário eletrônico na rede pública municipal de saúde.

 

De acordo com o autor, o objetivo é unificar as informações médicas dos pacientes, gerando um histórico que poderá ser avaliado por qualquer profissional habilitado de qualquer unidade de atendimento médico do município. 

 

O projeto estabelece que o cadastro será identificado pelo número SUS do paciente e armazenará informações como consultas, exames realizados e medicamentos receitados, além de dados como nome completo, endereço, tipo sanguíneo, doenças diagnosticadas, telefone e e-mail.

 

A proposta prevê ainda que os pacientes cadastrados no prontuário eletrônico poderão receber mensagens eletrônicas informando sobre exames, laudos, procedimento ambulatorial e hospitalar e demais informações de saúde, seja por e-mail, SMS ou outros meios de comunicação.

 

“Com a implantação de um cadastro único digital e com a informatização das unidades médicas, o que se prevê é que em muitos casos os profissionais da saúde poderão dar um diagnóstico mais preciso, pois contarão com todo o histórico hospitalar do paciente”, destacou Gualter.

 

Confira os demais projetos discutidos e votados na sessão desta quinta-feira:

 

Subvenção a entidades assistenciais

 

Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão, após ter sido incluído na pauta da Ordem do Dia o projeto de lei nº 76/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de subvenção no valor total de R$ 263.220,00 a entidades assistenciais do município, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão

 

Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 57/2021, de autoria do vereador Marcos Caetano (PL), que institui a Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico.

 

Alteração de lei

 

Foi aprovado por unanimidade em primeira discussão o projeto de lei nº 67/2021, de autoria do vereador Thiago Brochi, que altera a lei municipal nº 6.354/2019, que dispõe sobre a divulgação de informações referentes a preços de combustíveis no município de Americana.

 

Adiamentos

 

O veto total do Poder Executivo ao projeto de lei nº 9/2021, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que institui o Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família, recebeu primeiro pedido de vista formulado pelo vereador Vagner Malheiros.

 

O projeto de lei nº 31/2021, de autoria do vereador Marschelo Meche, que institui o Estatuto da Desburocratização no município de Americana, recebeu segundo pedido de vista formulado pelo vereador Juninho Dias.

 

O projeto de lei nº 49/2021, de autoria dos vereadores Pastor Miguel Pires e Juninho Dias, que dispõe sobre a criação de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no município de Americana, foi adiado por trinta dias a pedido do vereador Pastor Miguel.

 

O projeto de lei nº 58/2021, de autoria do vereador Thiago Brochi, que institui o Dia Municipal do Artesão, foi adiado por sete dias a pedido do vereador autor.

 

O projeto de lei nº 64/2021, de autoria da vereadora Professora Juliana, que dispõe sobre a inclusão de profissionais de Serviço Social e de Psicologia na rede de educação básica municipal, recebeu primeiro pedido de vista formulado pela vereadora autora.


Publicado em: 17 de junho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro