0800- 7719701


Câmara entrega título de cidadão emérito a Vicente Sacilotto Neto



A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (9), em sessão solene, o título de cidadão emérito a Vicente Sacilotto Neto, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo, pelos canais 4 da NET Digital e 96 da NET convencional.
A homenagem foi motivada por projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PSD), aprovado por unanimidade. De acordo com o parlamentar, o homenageado, que foi presidente da Câmara Municipal de Americana no biênio 1979/1980 e é irmão do presidente da Casa, vereador Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), se destaca por suas ações pessoais e profissionais. “Por tudo o que o Doutor Vicente fez e faz pela nossa cidade, entendemos que seja merecedor da justa homenagem, recebendo o título de cidadão emérito”, disse Crivelari na justificativa.
Biografia
Nasceu em 23 de fevereiro de 1935, na cidade de Americana, filho de Hermínio Sacilotto e Tercília Bortoletto Sacilotto. Casado com Cely Bignotto Sacilotto, é pai de Alexandre Vicente (advogado), Débora Cristina (médica) e Cristiane Regina (cirurgiã dentista). Irmão do vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Americana, Dr. Antonio Carlos Sacilotto.
Aos sete anos de idade, iniciou seus estudos musicais. Aos onze anos, estudou em Campinas com o Professor Luiz de Túlio. Sua grande vocação para a música fez com que em 1951 continuasse seus estudos em São Paulo, com o Professor e Maestro Alfredo Belardi, tendo concluído em 1954. De 1954 até 1959, fez curso de aperfeiçoamento em São Paulo, com o conhecido virtuoso violinista e Maestro Zacharias Autuori.
Em novembro de 1.956, por concurso público, foi contratado na série funcional, lotado no Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Orquestra Sinfônica de São Paulo, da qual participou como violinista. Em novembro de 1957, no Festival Artístico Beneficente promovido pela Liga das Senhores Católicas, Pró Natal das Crianças Carentes, no Salão do Rio Branco se apresentou, acompanhado no piano pelo seu primo, executando, dentre outras, “Gaivotta All”Ântica”, de autoria de seu professor Zacharias Autuori, e o Concerto em Lá Menor, de Vivaldi. Foi um dos fundadores e músico da Orquestra Sinfônica de Americana, criada na Administração do Prefeito Municipal Ralph Biasi.
Cursou a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tendo colado grau em 1964, sendo que, desde então, vem exercendo a advocacia em Americana. Elegeu-se vereador em 1968 e foi reeleito em 1972 e 1976, tendo sido procurador da Prefeitura Municipal de Americana nos dois primeiros anos da Administração Abdo Najar. Recebeu da Câmara Municipal, ao deixar a Procuradoria, Moção de Congratulações, proposta pelo Vereador Dr. Jessyr Bianco, pelos relevantes serviços prestados ao Município.
Foi coordenador regional do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, como representante da 48° Sub-Secção, tendo recebido, pela dedicação, empenho e relevantes serviços prestados à Classe e à Cidadania, “Título de Agradecimento”, em nome dos Advogados de Americana, em 31 de outubro de 1977.
Foi membro efetivo do Rotary Club de Americana e seu Presidente, tendo sido agraciado pela Fundação Rotariana Internacional, com o Título “Companheiro Paul Harris” em reconhecimento à prestação de tangíveis e significantes serviços prestados.
Homenagens
O título de Cidadão Americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de Cidadão Emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.
Maurício Vargas - MTB 46.948/SP
Assessoria de Comunicação


Publicado em: 09 de fevereiro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro