0800- 7719701


Câmara Jovem: alunos da EE Profª Leny Apparecida Pagotto Boer participam da sessão simulada no Plenário



 

 

Cerca de quarenta alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Profa. Leny Apparecida Pagotto Boer, da região do Jardim Boer, participaram nesta segunda-feira (4) no plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".

 

Os estudantes tiveram o primeiro contato com o projeto ainda na escola, onde foram apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprenderam o funcionamento da Câmara Municipal e o papel do vereador, bem como suas funções e obrigações. Eles foram convidados a observar as necessidades da comunidade onde vivem e a discutir entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.

 

Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluíram a participação no projeto elegendo vereadores mirins e elaborando proposituras (projetos de lei, requerimentos, moções e indicações) para discutirem durante a sessão simulada.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Iandria Beatriz do Carmo Pereira de Freitas (presidente), Maria Eduarda Carvalho Ferreira (primeiro secretário) e Júlia Cristina Lacerda da Silva (segundo secretário). Foram discutidos um requerimento, duas indicações e uma moção.

 

Os vereadores Pastor Miguel Pires (PRD) e Gualter Amado (PDT) acompanharam a sessão simulada e utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto. “É fundamental que eles entendam as responsabilidades de cada poder para que possam cobrar seus direitos de seus representantes eleitos”, disse Gualter.  “Vocês estão de parabéns pelos projetos que trouxeram para a Câmara e peço para que vocês continuem estudando porque vocês poderão ser os futuros vereadores da nossa cidade”, comentou Pastor Miguel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Josiliano Nascimento e Nicollas Sacoman que requer providências sobre vazamento de água no Jardim Boer.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Adrielly Francisco e Isabel Araújo da Cruz que requer informações sobre a falta de água frequente.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Julia Cristina Lacerda da Silva e João Carlos Cardoso Ribeiro sobre melhorias no asfaltamento do Jardim Boer.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Maria Eduarda e Aline Nogueira sobre a colocação de calçadas e iluminação nas ruas Florença e Romildo Bosquiero, nos bairros Esperança e Mirandola

 

- Indicação de autoria dos vereadores Adryan Gabriel e Vinicius Elias sobre melhorias no campo do Jardim Bertoni

 

-  Moção de aplausos de autoria dos vereadores Murilo, Bruno e Josiliano à professora Maria Tuca.

 

 

(19) 3472-9745 / 9795 / 9794 / 9748 / 9757 / 9758 / 9759

 

 


Publicado em: 05 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro