A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira (18), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a primeira reunião do Fórum Permanente de Sustentabilidade, Inclusão e Cidadania, instituído na Câmara pelo decreto legislativo nº 976/2022, de autoria da vereadora Professora Juliana (PT).
Participaram do evento a vereadora Professora Juliana, o vereador Gualter Amado (Republicanos), o promotor de Justiça do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), Dr. Ivan Carneiro Castanheiro; a coordenadora da Vigilância Sanitária em Saúde de Americana, Eliane Ferreira; o gerente da Sabesp, Marcelo Maiotli Oliveira, o secretário-adjunto da secretaria de Meio Ambiente, Carlos Cesar Gimenez Zappia; o gerente de eficiência operacional da BRK Ambiental, Daniel Lucas Makino e a doutoranda em Geografia, Tamara Zambiasi.
Na abertura do Fórum, a vereadora Professora Juliana explicou a escolha pelo tema principal do primeiro encontro. “A maior vulnerabilidade de Americana diz respeito à rede de abastecimento de água, que é muito antiga. Há também crimes ambientais ligados à gestão hídrica e na questão do esgoto. Esse espaço é importante, porque podemos ter um debate com participação popular e diálogo com pessoas que trabalham na área”, comentou.
O vereador Gualter Amado defendeu que a prefeitura faça investimentos para combater a perda de água na rede de abastecimento. “Temos hoje colocada a possibilidade de concessão apenas do sistema de tratamento de esgoto da cidade, porém isso está dado num momento em que não temos um plano de saneamento efetivo e atualizado. Nós temos perda de cerca de 50% da água tratada, então é equivocada a premissa de que temos que aumentar a captação, O que temos que fazer é combater a perda de água”, defendeu o parlamentar.
O promotor Dr. Ivan Castanheiro apresentou informações sobre a atuação do Ministério Público em relação aos recursos hídricos na região. “Decorrente das discussões feitas em nossos grupos de trabalho, foram estabelecidos alguns eixos de ação. Dentre eles está o acompanhamento dos planos municipais de saneamento básico. Apenas uma das ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Campinas despeja 46% da carga de polução na represa de Salto Grande, então nós fazemos análises periódicas da redução de fósforo e nitrogênio, elementos poluidores, e estamos cobrando o atendimento aos Termos de Ajustamento de Conduta”, explanou.
Cesar Zappia apontou que a questão do saneamento depende de investimentos financeiros elevados. “Estamos na semana da Água, mas também temos que pensar a sustentabilidade em termos de ar e solo. A represa de Salto Grande é uma estrutura gigantesca que, embora esteja poluída, pode ser recuperada. Porém, evidentemente, os custos são altos e essa responsabilidade tem que ser dividida entre diversos agentes”, observou.
O gerente da Sabesp compartilhou a experiência do município de Hortolândia em superar a falta de água. “A cidade já sofreu com a falta de água e um sistema precário de distribuição com caminhões pipa. O sistema de captação ficou pronto em 2000 e, a partir disso, a cidade passou por um forte ciclo de desenvolvimento econômico. O oferecimento de água favorece o crescimento. O trabalho de controle de perdas é uma cultura que precisa ser implementada na equipe”, disse Oliveira.
Daniel Makino destacou os resultados alcançados por Limeira e Sumaré após processo de concessão do sistema de saneamento básico. “Em Limeira, apenas 2% do esgoto era tratado, hoje chegamos a 100%. Havia problemas crônicos de oferta de água, em aspecto qualitativo e quantitativo, porém agora temos um índice de 19% de perda, bem longe dos 50% do passado. Em Sumaré já são nove anos de concessão, não temos um sistema completamente pleno, mas tivemos avanços. A perda era de 60%, hoje é 32%. Nossa região tem restrição de disponibilidade hídrica, o que piora nesses dias de ondas de calor. Por isso precisamos de um sistema bem dimensionado”, apontou o gerente.
A pesquisadora Tamara Zambiasi explicou que, com as mudanças climáticas e bolhas de calor, a questão da água acaba sendo impactada diretamente. “Um dos pilares quando falamos em saneamento é a participação cidadã, mas vemos isso muito fraco no Brasil. A severidade dessa situação é que a região representa 5% do PIB nacional, porém há dependência de reservação, tornando o sistema frágil. Além disso, a mercantilização da água tem sido um obstáculo à universalização”, ponderou.
Ao final da reunião, a vereadora Professora Juliana agradeceu a participação dos convidados. “Importante ressaltar que nós temos uma questão séria hoje que é a dos agrotóxicos, pois não temos segurança sobre a interação dessas químicas no sistema de água. Esperamos poder continuar esse debate sobre sustentabilidade, qualidade da água e do ar, uma questão de saúde pública e qualidade de vida”, finalizou.
O fórum
O Fórum Permanente de Sustentabilidade, Inclusão e Cidadania tem como objetivos articular e incentivar programas de sustentabilidade e desenvolvimento social, estimular debates relacionados ao tema e fomentar eventos como formações e capacitações para agentes públicos atuarem como multiplicadores na temática.
Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/paginas/ForumSustentabilidade.
Publicado em: 19 de março de 2024
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
08 de outubro de 2025
O vereador Marcos Caetano (PL) se reuniu na segunda-feira (4) com o deputado federal Paulo Freire (PL-SP) para solicitar rec...
08 de outubro de 2025
O vereador Lucas Leoncine (PSD) acompanhou na quarta-feira (7) a execução de serviços de revitalização da sinalização horizo...
08 de outubro de 2025
A vereadora Professora Juliana (PT) visitou na quarta-feira (1) o Parque Ecológico de Americana com o secretário de Meio Amb...
08 de outubro de 2025
Cerca de cinquenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Milton Santos, do bai...
08 de outubro de 2025
O vereador Pastor Miguel (PRD) reuniu-se na terça-feira (7) com o deputado estadual Carlos Cézar (PL) para solicitar a desti...
08 de outubro de 2025
O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que ao Po...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.12 | Desenvolvido por: Sino Informática. Área Restrita do Site