0800- 7719701


Nota de pesar pelo falecimento do senhor Jairo Camargo Neves



 

A Câmara Municipal de Americana expressa o seu profundo pesar pelo falecimento, neste domingo (11), do senhor Jairo Camargo Neves, aos 77 anos. O velório acontece nesta segunda-feira no Plenário da Câmara, das 12h às 15h. O sepultamento será em seguida, no Cemitério da Saudade.

 

Nascido em Limeira em 1943, recebeu título de cidadão americanense concedido pela Câmara em 2019, graças à sua notória trajetória de vida em nossa cidade, tendo sido um dos radialistas mais famosos da história de Americana. Deixa a esposa e três filhos.

 

Os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Americana solidarizam-se e expressam suas condolências aos familiares e amigos. Que a dor da perda se encontre com o orgulho da lembrança de um pai dedicado, um marido exemplar e um cidadão irrepreensível.

 

Biografia – Jairo Camargo Neves

 

Jairo Camargo Neves nasceu na cidade de Limeira em 28 de agosto de 1943, filho de Joaquim de Camargo Neves e Amélia Gomes de Camargo Neves. Teve 5 irmãos e mudou-se para Americana com a família logo aos três meses de idade. Casou-se com Tânia Mara Rocha Hage Chain de Camargo Neves e teve 3 (três) filhos: Tatiana, Jairo Josef e José Ricardo.

 

Cursou o primeiro e segundo graus na Escola Dr. Heitor Penteado, graduou-se em Contabilidade pela Escola Técnica Dom Pedro II e, posteriormente, passou por profundo aperfeiçoamento profissional na área de jornalismo e radiodifusão, recebendo o título de formação acadêmica através do Diploma Emérito concedido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiofusão, Jornalismo e Televisão do Estado de São Paulo.

 

Jairo Camargo Neves acumula sessenta anos dedicados ao jornalismo e à radiodifusão, sendo o pioneiro na cidade de Americana. Teve seu primeiro contato com o rádio ainda menino, na loja de conserto de eletroeletrônicos “Rádio Oficina Confiança”, na Rua Carioba, que era de propriedade de seu pai. Com quinze anos trabalhou no serviço de alto-falante “Cruzeiro do Sul”, que ficava instalado em um edifício em frente à Praça Basílio Rangel. Quatro cornetas apontavam para diversos cantos da cidade, em uma espécie de “correio elegante” da época. Jairo trabalhou na primeira rádio do interior, a “Rádio Brasil Campinas”. Passou também por Diário de Americana, Folha de Americana, Rádio Clube de Americana, FM Cultura de Americana, FM Notícia e TV “Todo Dia”.

 

Participou da fundação da Rádio Azul Celeste, onde permaneceu até 2002, e, desde então, apresenta o programa Estação Espacial na Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste, que possui abrangência regional.

 

Em sua atuação no Rádio, notabilizou-se na abertura de espaço para demandas populares. A população menos favorecida sempre teve voz, reivindicando seus direitos e obtendo orientação para o pleno exercício da cidadania, além de campanhas beneficentes e de conscientização. Ficou marcada na história de Americana sua atuação em defesa do meio ambiente, quando possibilitou o acesso de grupos ecológicos e da comunidade em geral na discussão e busca de solução para grave problema de poluição ao ar causado por empresa da região. Por isso, seus programas radiofônicos são considerados de utilidade pública e de prestação de serviços, o que se constata até hoje.

 

Como reconhecimento em razão da sua grande capacidade criativa e inovadora na área de radiodifusão e comunicação, atuou como Diretor da Comissão Municipal de Esporte de Americana, como Diretor de Esportes do antigo DECET e como Secretário de Cultura de Americana.

 

Também foi jogador, técnico, conselheiro e diretor do Rio Branco Esporte Clube, formando, enquanto técnico do time de futebol de salão, uma geração de atletas que se destacaram nessa atividade em toda a região.

 

 


Publicado em: 12 de julho de 2021

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro