0800- 7719701


Procuradoria Especial da Mulher da Câmara realiza ações durante campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”



A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Americana, composta pelas vereadoras Professora Juliana (PT) – Procuradora Especial, Nathália Camargo (Avante) - Primeira Procuradora Adjunta e Leonora Périco (PDT) – Segunda Procuradora Adjunta irá realizar diversas ações durante a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que tem início nesta sexta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até o dia 10 de dezembro.

 

Iniciada em 1991 e realizada anualmente pela ONU (Organização das Nações Unidas), a campanha é desenvolvida em todo o mundo e promove a mobilização de indivíduos e organizações para o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Neste ano, os 16 dias de ativismo tem foco na luta contra a violência praticada nos contextos digitais.

 

A primeira ação realizada pela Procuradoria aconteceu na quinta-feira (24), com uma palestra proferida pela vereadora Professora Juliana (PT) para as turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Ary Menegatto, na região do São Vito, sobre o tema “Racismo e Violência Contra a Mulher no Ciberespaço”.

 

Nos próximos dias, a Procuradoria da Mulher dará sequência às ações através de palestras e rodas de conversa em escolas do município. “Essas palestras estão sendo destinadas a alunos do 8º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de unidades de ensino público. O contato com os alunos está sendo muito importante, especialmente por ter abertura para discutir sobre a questão de violência contra mulher no ciberespaço. Vejo que a abordagem do tema está sendo muito bem recebida pelos estudantes, acredito que é por estarmos trazendo a contemporaneidade das redes sociais em nossas falas, o que ajuda bastante para ter atenção desses alunos durante a palestra”, destacou Juliana.

 

As parlamentares integrantes da Procuradoria destacaram a importância da campanha.

“A rede de apoio é fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher e por esse motivo a campanha é muito importante para compartilhar conhecimento e estimular cada vez mais as pessoas a ajudarem nessa causa”, comentou a vereadora Nathália Camargo.

 

 

“A campanha que luta 16 dias pelas mulheres é de extrema importância para conscientizar a população sobre a necessidade de acabar com a violência sexual, física e psicológica que nos afeta há tantos anos. Desde que me conheço como mulher presencio situações em que a mulher é agredida de diversas formas, e como mulher luto para que possamos entender, identificar e cessar todo e qualquer tipo de violência”, concluiu a vereadora Leonora Périco.

 

“O papel da Procuradoria Especial da Mulher nessa campanha é incentivar ações para a prevenção e combate à violência contra mulher, seja em várias esferas. E é exatamente por isso que nós estamos participando, pois acreditamos que nossa obrigação é representar e defender todas as mulheres, seja, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos federal, estadual e municipal sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher”, concluiu a Procuradora Especial, vereadora Professora Juliana.

 

Em Americana, a prefeitura municipal – através da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – também desenvolverá conferências, oficinas, debates e divulgações sobre o tema. A programação completa está disponível no site da prefeitura, através do seguinte link: https://www.americana.sp.gov.br/americanaV6_index.php?it=202&a=midia-digital&md=5

 

Para mais informações sobre as ações da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Americana, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Pagina/ProcuradoriadaMulher

 

 


Publicado em: 25 de novembro de 2022

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro