0800- 7719701


Crivelari quer discutir projeto que proíbe a comercialização de produtos que contenham Bisfenol A



O vereador Capitão Crivelari (PP) vai propor a realização de um evento para discussão do Projeto de Lei nº 105/2011, de sua autoria, que proíbe a comercialização de mamadeiras, chupetas e outros produtos utilizados para acondicionar alimentos e/ou bebidas destinados ao consumo de crianças, adultos e animais, que contenham na sua composição o produto químico Bisfenol A (BPA), no âmbito do município de Americana.
Crivelari se reuniu nesta quarta-feira (10) com uma das idealizadoras do site O Tao do Consumo (www.otaodoconsumo.com.br), a jornalista Fernanda Medeiros, que juntamente com a tradutora Fabiana Dupont tem disseminado uma campanha contra o Bisfenol A. Em Piracicaba, cidade pioneira na aprovação de legislação nesse sentido, o assunto ganhou destaque após realização de palestra das profissionais em conjunto com a Sociedade de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo na Câmara Municipal.
“Nosso objetivo é fazer algo similar em Americana. Os danos à saúde provocados pelo Bisfenol A ainda são poucos divulgados no Brasil”, explica Crivelari. “Queremos trazer para assistir essa palestra segmentos variados que estão de alguma forma relacionados ao tema, como profissionais da saúde, educadores, nutricionistas, além de estudantes”, acrescenta o parlamentar.
Segundo Crivelari, a reunião foi necessária para definir alguns detalhes para a realização da palestra na Câmara Municipal de Americana. “Vamos apresentar um requerimento que deverá entrar na pauta da próxima sessão”, informa o vereador. Caso o documento seja aprovado pelos demais vereadores, a realização do encontro para discussão do projeto está prevista para acontecer no dia 20 de setembro, às 19h30, no Plenário do Legislativo.
Bisfenol A
O bisfenol-A (BPA), cuja formula é (CH3)2C(C6H4OH)2, é um composto utilizado na fabricação do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente. É o monômero mais comum entre os policarbonatos empregados em embalagens de alimentos. O BPA é também um dos componentes da resina epóxi (plástico termofixo que endurece quando misturado a um agente catalisador ou “endurecedor”), presente, por exemplo, no revestimento interno de latas para evitar a ferrugem.
Apesar do plástico ser considerado estável, já se sabe que as ligações químicas entre as moléculas do BPA são instáveis, permitindo que o químico se desprenda do plástico e contamine alimentos ou produtos embalados com policarbonato ou resina epóxi. No caso de aquecimento do plástico, a contaminação por BPA é ainda maior.
O Bisfenol A é encontrado em grande parte das mamadeiras de plástico; em embalagens plásticas para acondicionar alimentos na geladeira, copos infantis, materiais médicos e dentários; nos enlatados, como revestimento interno; em garrafas reutilizáveis de água (squeeze), garrafões de 5L; entre outros. (Fonte: www.otaodoconsumo.com.br )


Outras Notícias

Fique por dentro